10/12/2013

A Mensagem Eterna dos Mestres - Chave IV

AS 7 CHAVES MISTICAS

4ª - Chave


  AUTO-CONHECIMENTO

Toda vossa ciência Ocidental tem optado pelo lado material terrestrepelo invólucro das coisas, sem prestar atenção ao seu interior. 


 Mesmo ao estudar o homem, primais pelo exame superficial do vosso corpo e não compreendeis que sois o centro de tudo, e  em vosso interior se guardam os segredos do Infinito e do Absoluto.



O auto-conhecimento a que me refiro não é, portanto o conhecimento do vosso corpo e da matéria de que é feito, porém, o exame profundo do vosso "Eu".



Com as três chaves anteriores – Vigilância, Intenção e Sentimento – podeis começar o vosso exame interior. 


O segredo está, como já vos disse, em não fazer esforço, em observar-se.

Lamentamos que nosso mundo oriental também se degrada aos poucos aceitando azáfama exterior como a atividade mais importante.

Porém, os profundos conhecedores de si mesmos jamais serão dominados.

Essa aparente invasão e conquista se destinou, por ordem do Além, para abrir as portas dos Segredos ao Ocidente.


O auto-conhecimento através da auto-vigilância é um ato intencional que nos levará ao profundo sentimento de amor para conosco mesmos, primeiro passo para poder estender esse amor aos outros e ao infinito.


Pensais que seja difícil observar-se. 


Pensais em concentração.

Objetareis que precisais de um Guru para orientar vossa meditação.


Vou mostrar-vos o quanto é fácil, usando um sistema que veio do oriente e cujo ‘’roubo’’ os Yogues vos perdoam pela utilidade que vos possa trazer – a psicanálise, o sofá do psiquiatra.


Tendes um problema, uma neurose, um recalque, ou outro desajustamento qualquer? 

Deitai-vos no divã.

Soltai vossa tramela interior.

Caminhai de fato em fato até que toqueis no fato que, jogado ao vosso mundo interior oculta, fora do vosso controle, recalcado e esquecido, causou-vos os malefícios de que vos queixais.

Tão logo encontreis a causa e a aceitais, sem crítica, sem condenação e também sem aprovar, eis que o problema todo se esfuma como que por encanto.

Isto os psiquiatras sabem fazer.

Vós podeis fazer, sempre que tiverdes problemas, frustrações, conflitos, essa vigilância e eles sumirão.

O psiquiatra, no entanto, não entende a causa de tal milagre.

Explico-os: vosso ‘’Eu’’ é um conjunto de véus ou vestes que são vossos preconceitos, recalques, hábitos, costumes, condicionamentos, egoísmos, ambições ou desejos. 

Toda vez que conseguirdes identificar um desses véus, ele cai por terra e conseguireis ver mais para dentro de vós mesmos.


Com o psiquiatra chegareis apenas ao ponto em que permaneceis nos condicionamentos de vosso ambiente, ou seja, com os véus que todos vossos vizinhos também possuem. 


Se trabalhardes por conta própria e examinardes um a um os véus dos desejos, ambições, condicionamentos, preconceitos, Sem Esforço, ireis jogando-os fora um a um até que estejais só Vós frente a Vós mesmos.


Pensais que esse fato seria aterrador?



Muitos no ocidente assim disseram e eu o tenho ouvido amiúde. 



Garanto-vos que isso se deve à falta de compreensão.


Se compreendêsseis o objetivo do auto-conhecimento sem ‘’egolatria’’; se percebêsseis esse auto-libertar-vos sem egoísmo, sem a busca do  poder absoluto ’Eu’’; se assim vos libertardes dos véus, atingireis em breve as três chaves que se seguem.


Enquanto seguirdes as ditas Sociedades Secretas em busca de perpetuação do vosso ‘’Eu’’ , em busca do poder e da riqueza, enquanto aceitardes as chaves secretas para o vosso benefício, faltar-vos-á um véu a eliminar, o véu do egoísmo. 


 Com ele não chegareis à intuição, ao amor universal nem à Verdade.

Enquanto seguirdes as religiões em busca da salvação pessoal, egoísta, como passagem para o Além, tereis que nascer e renascer muitas vezes para poder libertar um dia do último véu o ‘’Eu’’ profundo que se anulará na Integração Universal.


Enquanto lerdes este livro em busca de solução externa, dada pelo guru, de nada vos há-de servir.


Lembrai-vos bem: o auto-conhecimento é sem esforço e só pode ser feito por vós mesmos.


O auto-conhecimento liberta.

Na medida em que vos conhecerdes, ficareis mais leves, pois livres dos véus.



Post. e Formatação:
Semeador de Estrelas

http://semeadorestrelas.blogspot.com

Fonte: A Mensagem Eterna dos Mestres - O Grupo Cosmos-Servir- Fundação para o Desenvolvimento do Homem-Integral, Apartado nº 7 – Caneças – 2675 Odivelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não relevantes com a mensagem e possuidores de links não serão publicados, assim como comentários ofensivos a quem quer que seja.

Imprimir ou Salvar em PDF

4 Mais Lidas do Blog

DOAÇÃO/MANUTENÇÃO


– DOAR – Abro este canal para doações espontâneas para este blog, sem qualquer compromisso, qualquer valor auxilia a manutenção deste espaço.
Opção de deposito: Caixa E.Federal - Ag:0505 -
Conta:013-00007103-7 L.A.P.M.B.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...