"Nada nunca atinge você como é"...
Descasque a cebola
26 May 2013
O ser do homem é muito simples, mas a sua personalidade é muito complexa.
A personalidade é como uma cebola — existem muitas camadas de condicionamento, corrupção, e ocultas por trás dessas muitas camadas está o simples ser do homem.
Ele está por trás de tantos filtros que você não pode vê-lo — e oculto por trás desses muitos filtros você não pode ver o mundo também, porque tudo o que atinge você é corrompido pelos filtros antes de atingi-lo.
Ele está por trás de tantos filtros que você não pode vê-lo — e oculto por trás desses muitos filtros você não pode ver o mundo também, porque tudo o que atinge você é corrompido pelos filtros antes de atingi-lo.
Nada nunca atinge você como é; você continua deixando de sentir.
Há muitos intérpretes no caminho.
Você vê alguma coisa — primeiro os seus olhos e os seus sentidos o falseiam.
Então a sua ideologia, a sua religião, a sua sociedade, a sua igreja — eles falseiam tudo.
Então as suas emoções — elas falseiam também.
E assim por diante, o tempo todo...
No momento em que a informação chega até você ela não é mais quase nada do original, ou tão pouca que não faz diferença.
Você só percebe alguma coisa se os seus filtros permitirem, e os filtros não permitem muito.
Há muitos intérpretes no caminho.
Você vê alguma coisa — primeiro os seus olhos e os seus sentidos o falseiam.
Então a sua ideologia, a sua religião, a sua sociedade, a sua igreja — eles falseiam tudo.
Então as suas emoções — elas falseiam também.
E assim por diante, o tempo todo...
No momento em que a informação chega até você ela não é mais quase nada do original, ou tão pouca que não faz diferença.
Você só percebe alguma coisa se os seus filtros permitirem, e os filtros não permitem muito.
Os cientistas concordam; os cientistas afirmam que vemos apenas dois por cento da realidade — apenas dois por cento!
Noventa e oito por cento da realidade se perdem.
Quando você está me ouvindo, ouve apenas dois por cento do que foi dito.
Noventa e oito por cento se perdem, e quando os noventa e oito por cento se perdem, aqueles dois por cento ficam fora de contexto.
É como se você pegasse duas páginas de um romance ao acaso, uma daqui, outra dali, e então começasse a reconstruir todo o romance a partir dessas duas páginas.
Noventa e oito páginas ficam de fora!
Você não faz ideia do que elas continham; você nem mesmo sabe que elas existiam.
Você tem apenas duas páginas e reconstrói toda a novela de novo.
Essa reconstrução é uma invenção sua.
Não é uma descoberta da verdade, é a sua imaginação.
Noventa e oito por cento da realidade se perdem.
Quando você está me ouvindo, ouve apenas dois por cento do que foi dito.
Noventa e oito por cento se perdem, e quando os noventa e oito por cento se perdem, aqueles dois por cento ficam fora de contexto.
É como se você pegasse duas páginas de um romance ao acaso, uma daqui, outra dali, e então começasse a reconstruir todo o romance a partir dessas duas páginas.
Noventa e oito páginas ficam de fora!
Você não faz ideia do que elas continham; você nem mesmo sabe que elas existiam.
Você tem apenas duas páginas e reconstrói toda a novela de novo.
Essa reconstrução é uma invenção sua.
Não é uma descoberta da verdade, é a sua imaginação.
E há uma necessidade interior de preencher as lacunas.
Sempre que você vê que duas coisas não têm relação entre si, a mente sente uma pressão interior para relacioná-las; do contrário ela se sente muito intranquila.
Então você inventa uma ligação.
Você conserta as informações desconexas com elos, você as une com uma ligação e inventa um mundo que não existe.
Sempre que você vê que duas coisas não têm relação entre si, a mente sente uma pressão interior para relacioná-las; do contrário ela se sente muito intranquila.
Então você inventa uma ligação.
Você conserta as informações desconexas com elos, você as une com uma ligação e inventa um mundo que não existe.
George Gurdjieff costumava chamar esses filtros de "amortecedores".
Eles o protegem da realidade.
Eles protegem as suas mentiras, eles protegem os seus sonhos, eles protegem as suas projeções.
Eles não permitem que você entre em contato com a realidade porque o próprio contato seria esmagador, chocante.
O homem vive por meio de mentiras.
Eles o protegem da realidade.
Eles protegem as suas mentiras, eles protegem os seus sonhos, eles protegem as suas projeções.
Eles não permitem que você entre em contato com a realidade porque o próprio contato seria esmagador, chocante.
O homem vive por meio de mentiras.
Conta-se que Friedrich Nietzsche teria dito:
"Por favor, não tirem as mentiras da humanidade, ou então o homem não será capaz de viver.
O homem vive por meio de mentiras.
Não acabem com as ficções, não destruam os mitos.
Não digam a verdade porque o homem não pode viver com a verdade."
E ele está certo quanto a noventa e nove vírgula nove por cento das pessoas — mas que tipo de vida pode existir por meio de mentiras?
Essa seria uma grande mentira em si mesma.
E que tipo de felicidade é possível por meio de mentiras?
Não há possibilidade; dai que a humanidade vive em sofrimento.
Com a verdade há alegria; com as mentiras há apenas sofrimento e nada mais.
Mas nós continuamos protegendo essas mentiras.
"Por favor, não tirem as mentiras da humanidade, ou então o homem não será capaz de viver.
O homem vive por meio de mentiras.
Não acabem com as ficções, não destruam os mitos.
Não digam a verdade porque o homem não pode viver com a verdade."
E ele está certo quanto a noventa e nove vírgula nove por cento das pessoas — mas que tipo de vida pode existir por meio de mentiras?
Essa seria uma grande mentira em si mesma.
E que tipo de felicidade é possível por meio de mentiras?
Não há possibilidade; dai que a humanidade vive em sofrimento.
Com a verdade há alegria; com as mentiras há apenas sofrimento e nada mais.
Mas nós continuamos protegendo essas mentiras.
Essas mentiras são agradáveis, mas elas o mantêm protegido contra a felicidade, contra a verdade, contra a existência.
O homem é exatamente como uma cebola.
E a arte consiste de como descascar e chegar ao seu centro mais profundo.
E a arte consiste de como descascar e chegar ao seu centro mais profundo.
Fote:
blog palavras de Osho
BIDI, cansou de falar sobre a cebolha, lembra-se Parabrahman???
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