17/12/2010

CONTROLANDO O EGO - PARTE I


E G O

Mensagem de Hiram,
 
 
canalização de Elisangelis, 
17.12.10



Nem sempre tudo o que parece ser bom para alguém, poderá sê-lo para outra pessoa.

As pessoas costumam usar o próximo como paradigma para si mesmo, e geralmente, cometem o equívoco de se projetarem sobre os demais, quando se colocam na posição delas e passam a interpretar o que fariam caso estivessem vivenciando essa ou aquela experiência pessoal.

Muito tempo se perde nesse processo, pois há um grande erro de raciocínio nesse exercício, o outro, a quem se projeta e se pensa conhecer, além de se tratar de outra personalidade, possuí características ocultas que, muitas das vezes, sequer ela própria conhece.

O fenômeno do autoconhecimento quando trazido por nós como alavanca que os impulsiona feito catapulta da Idade Média, não o é por que o mecanismo é complexo e traz resultados certeiros, mas o é por que a grande maioria de vocês tem o mau hábito de se esquecerem de si para apreciar/julgar o próximo.

Longe estamos do comportamento adequado, que certamente incluiria uma análise de si para consigo, sem considerar as variáveis alheias, pois essas somente seriam parte do estudo, caso fizessem parte do quadro sob reflexão.

Um exemplo muito comum é se avaliar a educação que o próximo dispensa ao seu filho, quando facilmente se diz: _ Ah, mas se fosse meu filho eu faria diferente....

A realidade é que no exemplo não se conhece a si, como bem sabemos, o próximo e muito menos o filho deste...


Mas ainda insistimos em dar aulas de como se educar o filho do vizinho...

Enquanto perde-se tempo nessas conjecturas inúteis, muito deixa-se de fazer pelo próprio crescimento, afinal, enfrentar os próprios dilemas e conflitos é tarefa assaz desafiadora.

Mas o curioso nisso tudo é que o homem está acostumado a desafios quando seu ego é colocado em teste, no entanto, é bastante relapso quando se trata de melhorar a si próprio, afinal de contas, sabe que nesse caso, ao final da jornada de trabalho, além de não receber um polpudo salário, também não terá nenhuma platéia interessada nos resultados.

E claro que não há expectadores, pois o crescimento individual é seu e é você quem deverá esforçar-se para elevar-se, ignorando em parte, o que for ou não aprovado pelos demais que quiserem interferir.

E assim, amigos, deverão proceder diariamente na árdua tarefa de se melhorarem, nunca esperar aplausos é o primeiro passo, pois o EGO também é um expectador, talvez o único, que geralmente não se conforma em ser questionado e testado todo tempo.

Entendam que o autoconhecimento é um exercício de driblar o EGO, pois esta energia forte e imperativa, costuma se sobrepor, o que é normal, como já disseram a vocês, pois está ligada ao instinto de sobrevivência, logo, reage a qualquer sinal de perigo.

A pergunta aqui é, e o que é perigo ao Ego então?

Amigos, isto acontece quando estão descobrindo seus reais valores da alma, as verdades eternas tornam-se mais ressonantes, a o EGO vai pouco a pouco perdendo seu campo de ação, pois este, vibra ao menor sinal de “estou sendo observado”, enquanto o EU Superior vibra sempre que consegue ignorar os apelos do EGO alucinado, que insiste em se manter sob as luzes da ribalta.

E então o que seria ribalta nesse contexto?

A ribalta meus amigos são as situações em que tiveram a alternativa de se manterem silentes, pois não foram convocados para opinarem por algo ou alguém, mas a simples fala insinuativa de “deixa” o EGO corre e grita:

“ _ Ah mas eu acho que....”

Mas isto, caros amigos, é EGO, que aprendizado sublime vocês acham que poderia sair de um individuo que tem a pretensão de gritar aos quatro ventos suas opiniões, sejam elas quais forem, sobre tudo que cruza o seu caminho?

Senão o Ego insistindo em mostrar que está ali e também tem o seu parecer.

Mas hoje apenas quero compartilhar com vocês estas idéias, pois teremos outras oportunidades de refletirmos juntos sobre estes desdobramentos.

Na minha última passagem pela Terra tive a grata oportunidade de realizar muitos estudos acerca do papel do Ego e como administrá-lo; e, agora, é uma grande alegria ter permissão de compartilhar com meus irmãos de jornada.


Despeço-me, mas nos reencontraremos em breve.


    Eu sou Hiram 
 
 
 
http://vozdaeradeouro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não relevantes com a mensagem e possuidores de links não serão publicados, assim como comentários ofensivos a quem quer que seja.

Imprimir ou Salvar em PDF

4 Mais Lidas do Blog

DOAÇÃO/MANUTENÇÃO


– DOAR – Abro este canal para doações espontâneas para este blog, sem qualquer compromisso, qualquer valor auxilia a manutenção deste espaço.
Opção de deposito: Caixa E.Federal - Ag:0505 -
Conta:013-00007103-7 L.A.P.M.B.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...