A cauda do cometa ELENIN cresceu mais de 200 mil kilometros, de acordo informações de Leonid Elenin.
4 agosto, 20111:03 PM
Uma das ultimas imagens do Elenin, publicadas pelo observatório STEREO, da NASA, de uma das suas naves gemeas, a ESTERIO-B, indicam que a cauda do Cometa ELENIN cresceu alem dos 200.000 kilometros, noticiou hoje, 4 de Agosto, o astrônomo Leonid Elenin.
"Então, temos o primeiro resultado (do estudo ESTEREO), e agora o diâmetro é sobre os 200 mil kilometros", disse Elenin.
"É claro! Ainda temos imagens de baixa resolução", explica, pois ESTEREO usará em seguida outra câmera que é de alta precisão.
Mas que no entanto, diz Elenin, será suficientes para estimar seu tamanho.
O aumento, se deve somente aos gases da cauda, mas não de seu centro, que não deve ter se alterado.
Na imagem proporcionada pelos cientistas, os astrônomos adicionaram a projeção das dimensões do Sol, para que se tenha uma proporção ou uma referencia, do tamanho do Cometa.
O projeto ESTEREO publicou hoje uma reportagem com sua primeira referencia oficial de ELENIN, e informou que o cometa será estudado uma hora por dia (previamente tinha-se estipulado 2 horas uns dias de Agosto), na nave ESTEREO-B, até 12 de Agosto.
A Partir do dia 15 de Agosto, entrará no campo de visão de um telescópio de maior resolução, na mesma nave, e os estudos se realizarão continuamente.
"A Partir do dia 15 de Agosto, o cometa entra no campo nominal do telescópio HI 1 (alta resolução), período que poderemos desfrutar de uma visualização continua do Elenin", comunicou ESTEREO.
Espera-se fique visível com o coronógrafo, que é outro estilo de imagem, onde se elimina as luzes difusas de um plano, onde está a nave espacial SOHO C3, por 6 dias, a partir de 23 de Setembro, e o coronógrafo COR2 da mesma nave ESTEREO, acrescentou.
De acordo a ultima informação, também dizem os cientistas desse projeto, acreditam que ELENIN poderá ser visto mais luminoso nos próximos dias, pelo fenômeno de dispersão ao alinhar-se com o Sol.
De acordo a ultima informação, também dizem os cientistas desse projeto, acreditam que ELENIN poderá ser visto mais luminoso nos próximos dias, pelo fenômeno de dispersão ao alinhar-se com o Sol.
Mas esse efeito "não significa nenhuma mudança no cometa em si", acrescentaram.
Em fins de Agosto, acredita-se poder ver Elenin a olho nu, como "uma tenue estrela desfocada com cauda".
Tradução: Luiz MBlanco
Post. e Formatação: Semeador de Estrelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários não relevantes com a mensagem e possuidores de links não serão publicados, assim como comentários ofensivos a quem quer que seja.