04/08/2011

A cauda do cometa ELENIN

 
A cauda do cometa ELENIN cresceu mais de 200 mil kilometros, de acordo informações de Leonid Elenin.
4 agosto, 2011
1:03 PM


Uma das ultimas imagens do Elenin, publicadas pelo observatório STEREO, da NASA, de uma das suas naves gemeas, a ESTERIO-B, indicam que a cauda do  Cometa ELENIN cresceu alem dos 200.000 kilometros, noticiou hoje, 4 de Agosto, o astrônomo Leonid Elenin.
 "Então, temos o primeiro resultado (do estudo ESTEREO), e agora o diâmetro é sobre os 200 mil kilometros", disse Elenin.
 "É claro! Ainda temos imagens de baixa resolução", explica, pois ESTEREO usará em seguida outra câmera que é de alta precisão. 
Mas que no entanto, diz Elenin, será suficientes para estimar seu tamanho. 
O aumento, se deve somente aos gases da cauda, mas não de seu centro, que não deve ter se alterado.
Na imagem proporcionada pelos cientistas, os astrônomos adicionaram a projeção das dimensões do Sol, para que se tenha uma proporção ou uma referencia, do tamanho do Cometa.


O projeto ESTEREO publicou hoje uma reportagem com sua primeira referencia oficial de ELENIN, e informou que o cometa será estudado uma hora por dia (previamente tinha-se estipulado 2 horas uns dias de Agosto), na nave ESTEREO-B, até 12 de Agosto. 
A Partir do dia 15 de Agosto, entrará no campo de visão de um telescópio de maior resolução, na mesma nave, e os estudos se realizarão continuamente.
"A Partir do dia 15 de Agosto, o cometa entra no campo nominal do telescópio HI 1 (alta resolução), período que poderemos desfrutar de uma visualização continua do Elenin", comunicou ESTEREO.
Espera-se fique visível com o coronógrafo, que é outro estilo de imagem, onde se elimina as luzes difusas de um plano, onde está a nave espacial SOHO C3, por 6 dias, a partir de  23 de Setembro, e o coronógrafo COR2 da mesma nave ESTEREO, acrescentou.
De acordo a ultima informação, também dizem os cientistas desse projeto, acreditam que ELENIN poderá ser visto mais luminoso nos próximos dias, pelo fenômeno de dispersão ao alinhar-se com o Sol.
Mas esse efeito "não significa nenhuma mudança no cometa em si", acrescentaram.

 Em fins de Agosto, acredita-se poder ver Elenin a olho nu, como "uma tenue estrela desfocada com cauda".



Tradução: Luiz MBlanco

Post. e Formatação: Semeador de Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não relevantes com a mensagem e possuidores de links não serão publicados, assim como comentários ofensivos a quem quer que seja.

Imprimir ou Salvar em PDF

4 Mais Lidas do Blog

DOAÇÃO/MANUTENÇÃO


– DOAR – Abro este canal para doações espontâneas para este blog, sem qualquer compromisso, qualquer valor auxilia a manutenção deste espaço.
Opção de deposito: Caixa E.Federal - Ag:0505 -
Conta:013-00007103-7 L.A.P.M.B.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...